domingo, 6 de maio de 2007

Encontro de Jovens: Arcaico e conservador.

Sexta-feira, 4 de Maio de 2007, a pedido de minha mãe e até mesmo por curiosidade resolvi participar de um encontro de jovens em uma igreja católica do qual estou afastado a vários anos e alguns amigos são seguidores.

Dia 5 no período da manhã, os encontristas¹ receberam um caderno e uma caneta, para anotar lembranças do encontro.

Assim o fiz...

Encontro de Jovens: Arcaico e conservador.

A maneira que tratam os jovens que participam desse encontro na igreja católica a meu ver é muito arcaica. Palestras e mais palestras ‘batendo na mesma tecla’: “Vocês não são mais crianças, já são adultos”. Em menos de doze horas tive certeza que não passava de simples e enganadora teoria. Ex-pedagogos da fé, acostumados a ensinar crianças, não mudando sua didática, tratam aqui, adultos como crianças.

Os organizadores acreditam que todos os presentes estão atrás de salvação, conforto espiritual ou por dedicação ao seu ‘Senhor’, mas foi só as portas dos dormitórios fecharem para perceber que isso não passava de uma ilusão.

Lições de moral, a vida nos ensina, e já me ensinou algumas delas.

Só vejo demônios fantasiados de Anjos.

Durante esse período fui privado de costumes sem aviso algum, fumar cigarros somente duas vezes ao dia, sendo um vicio, e respeitado inclusive pelo Ministério do Trabalho, não acho correto me privarem. Assistir palestras sem poder fazer nenhum questionamento, simplesmente porque são regras do encontro, vamos privar as mulheres da igreja católica somente para seguir o mesmo 'patamar', arcaico.

Pergunto-me durante o decorrer das palestras e missas, quem será esse Deus que eles idolatram tanto? Dizem que somos sua imagem e semelhança, se Deus é igual ao homem, obrigado mas não desejo ir ao paraíso que vocês mencionam.

Jovens, com mentalidades de adolescentes, sendo tratados como crianças. Aqui sou mal visto simplesmente por não orar, mas sou um dos poucos sinceros aqui.Fico impressionado ao ver a oradora que no momento lê uma passagem da Bíblia Sagrada, sem ao menos entender o que esta pregando, mas relevamos, ela estava com problemas graves, descobrindo como conquistar a paquera, um rapaz do grupo ao lado. Será esse o motivo da sua presença nesse encontro?

Antes que o sol não esquente mais meu rosto no dia de hoje, me retiro do Encontro de Jovens Franciscanos do Grupo ÁGAPE de adolescentes, de consciência limpa e continuando minha busca, não será aqui, e com certeza não será em vários lugares posteriores à esse, mas continuarei procurando, quem sabe um dia, o seu Deus, deixe de ser uma incógnita para mim.

Após a refeição da manhã, recebi uma lembrança, uma sandália de cartolina marrom com um pé de papel manteiga com a seguinte frase: “Seguir suas palavras, eis o caminho”, ignorando ser uma frase retirada da bíblia e não seguindo as palavras dela, e sim as minhas, espero que ninguém fique ofendido com esse texto.


Leonardo Fernandes Navarro
___
¹ Participantes do encontro

Um comentário:

REALIDADE disse...

ISSO É MAU aceite JESUS IRMAO!